consumo consciente

perfis que me inspiram a ter uma vida mais consciente

A internet, né. Ela apresenta pra gente tantas, inúmeras, maravilhosas possibilidades. Você já teve a sensação de ser engolido pela internet? Funciona assim: você descobre um perfil que fala sobre um tema com o qual você não tem muita intimidade. De repente, todas as suas telas, 12828172871 abas, listas de emails, podcasts e canais no Youtube são tomados pelo assunto em questão. Já rolou aí? Tenho certeza que sim. Por isso que é tão legal que a gente esteja sempre atento ao que consumimos: os algoritmos, esses, ah, eles não perdoam! Se a gente for pelo caminho do casamento de Youtubbers, menina, em 15 minutos a gente já sabe até o nome das madrinhas.

Numa dessas incursões internéticas, há uns bons anos, pra ser sincera, apareceu pra mim a Cristal Muniz. E depois dela, a vida ficou mais bacana – mesmo. Porque tem algo de especial quando a gente se dispõe, de verdade, assim, a tentar um caminho mais consciente. Ele nunca é mais fácil, mas os desafios que aparecem com ele são mais divertidos e tudo se torna uma aventura gostosinha e do bem. Escova de dentes de bambu, onde eu acho isso? Mddc mas eu nunca vou encontrar e quanto vai custar e…. Achei! Não é tão caro! Olha que legal que ela é, olha quanto menos lixo eu vou produzir! Oba!

Um ano sem lixo                   

Muita gente deve conhecer a Cristal depois do (ótimo) vídeo com a Jout Jout, sobre o Sabão Multiuso de 4 reais, mas ela tá aí há um bom tempo falando que a gente tem que prestar atenção na quantidade de lixo que produzimos. No Um ano sem lixo ela dá um monte de receitinhas simples e que substituem produtos de beleza e higiene pessoal industrializados, fala de pequenas mudanças de comportamento que ajudam a diminuir nosso impacto no mundo, e ainda oferece um workshop bem bacana de beleza natural e sem lixo. O mais legal é que agora ela vai lançar um livro e a gente vai poder ter isso em casa também. Que alegria!

Receita para fazer em casa: sabão líquido natural para lavar roupas – (foto e conteúdo do site Um ano sem lixo)

A naturalíssima

A vida é mesmo bem doida, porque eu cruzei com a Marcela na minha vida pregressa de jornalista e fui reencontrá-la anos depois, nesse site maravilhoso que ela edita. A naturalíssima fala de beleza, de maquiagem, de autocuidado, de consumo consciente que traz também uma pegada mais de conexão com a natureza e com a ancestralidade feminina que faz todo o sentido pra mim. Pra mim, tem um dos conteúdos mais gostoso de consumir nessa internet loucona, e ela também dá consultoria de comunicação ética e de beleza natural para marcas. Lindo <3

Receita: sérum facial natural e regenerador – (foto e conteúdo do site A Naturalíssima)

Óleos [são] essenciais

Esse aqui é mais específico mas não menos importante: o blog da Patrícia é focado na aromaterapia e nos benefícios dos óleos essenciais e seus usos, claro, mas também tem um monte de outras dicas e conteúdos em vídeo sobre propostas para uma vida mais consciente. Os posts são leves e divertidos, com dicas, review de produtos e receitas. Eu particularmente acho incrível essa coisa totalmente bruxa de conhecer óleos com ações/benefícios para determinados problemas ou funções, misturá-los e criar soluções pensadas especificamente pra você. É um processo de autoconhecimento dos mais importantes!

Óleos essenciais lá do instagram da Patrícia De Michelis

E, pra finalizar, num desses buracos negros da internet, acabei caindo desse vídeo da Fê Neute que, normalmente, eu nem daria bola, pois não é o tipo de conteúdo que eu costumo consumir, mas pra (eu) aprender a parar de ter preconceitos bobos foi um tapinha suave em minha bela face e me encantou! Achei várias dicas muito práticas, legais, e fáceis de serem seguidas, pra gente repensar um pouquinho a maneira como a gente consome:

Aproveitando que estamos no mês do #julhosemplastico (acompanhe a hashtag!), que tal repensar algumas das nossas atitudes de consumo, olhar pra nossa casa com um olhar um pouco mais crítico e perceber o que a gente tá produzindo de lixo e desperdiçando? Tenho certeza que você, como eu, vai encontrar um monte de coisa que só faz “por costume”, e que simples trocas de hábitos vão gerar um dia a dia um pouquinho mais consciente!

8 Comments

  • Aline Amorim

    Eu leio o blog da Cristal há algum tempo e já aprendi muito com ela. Ainda não conhecia os outros perfis, já abri todos para ler.
    Gostei desse video, ultimamente tenho pensado mais em consumir menos e tem sido ótimo!
    Beijos

  • Silvia

    Desde que comprei o e-book da Cristal passei a procurar ter uma vida com menos consumismo. Passei a usar shampoo e condicionador mais naturais, estou tentando implantar a separação de lixo para reciclagem em casa, e observando mais quais produtos causam menos impacto na vida.
    Ótimo post, vou dar uma olhada nas indicações 😉
    Bjim

    • Isadora

      é impressionante como ela dá dicas fáceis e realmente úteis que mudam a rotina da gente, né? eu amo, já implantei várias coisas aqui em casa também!

  • Andrea

    Eu tive essa vibe quando “descobri” o minimalismo, era tudo sobre o assunto! Aprendi muito, desapeguei muito e sinto que melhorei pelo menos um pouquinho. Não sei se foi nessa época também, mas conheci o Um Ano Sem Lixo, maravilhosa recomendação.

    Um das melhores dicas naturais, acho que peguei no blog da Cristal mesmo, foi a do desodorante natural, porque eu tinha muito problema com isso. Outras, eu venho tentado colocar em prática, mas são um pouquinho mais complicadas, como comentado no post. Mas devagar a gente chega lá, né?

    • Isadora

      tá tudo ligado, né? não adianta a gente também entrar na vibe ecológica e sair comprando e comprando e comprando, a questão é justamente diminuir o consumo e ficar mais atenta ao que realmente precisamos comprar!

      a receita do desodorante é ótima mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *