Sem categoria

botânica para jardinistas – um livro para relembrar as aulas de biologia

Diferentemente dos outros livros sobre jardinagem e prantinhas que eu já falei por aqui, Botânica para Jardinistas é um livro sério, que vai levar a gente diretamente pras aulas de biologia pra relembrar conceitos como o reino vegetal e seus constituintes, o desenvolvimento das flores e plantas e seus órgãos, seu funcionamento interno, sua reprodução e assim por diante. Embora cabeçudo no conteúdo, tem um texto gostoso de ler e fácil de entender, o que torna tudo infinitamente interessante, especialmente para quem é louco por prantinhas.


Trata a ciência das plantas não de uma maneira indecifrável, mas acessível, onde cada termo botânico é acompanhado de uma explicação, e todos os conceitos são relacionados aos interesses de jardinistas, com exemplos práticos de como aplicar cada um deles.

O termo botânica data do final do século XVII, e vem do grego botanikos, de botané, que significa “planta”. É o estudo científico das plantas, incluindo a sua fisiologia, estrutura, genética, ecologia, distribuição, classificação e importância econômica.

São nove capítulos: O reino vegetal, com as espécies, nomes científicos e populares; Desenvolvimento, forma e funções, que explica as partes de cada planta; Funcionamento interno, com informações sobre fotossíntese, nutrientes e hormônios; como se dá a Reprodução e seus tipos; O início da vida, sementes e frutas; Fatores Externos, como o solo em que são plantadas e a umidade que recebem; como e quando fazer a Poda; Botânica e sentidos, que explica a sensibilidade de plantas à luz, aromas e vibrações; Pragas e doenças, como surgem e o que pode ser feito.

 

Além disso, o livro também traz perfis com a biografia e principais trabalhos de 14 botânicos que fizeram registros belíssimos de inúmeras espécies – e assim o livro é lindamente ilustrado, com aquelas gravuras que a gente tanto ama e que dá vontade de reproduzir em cada canto de casa.

Eu achei o livro muito legal porque traz pra gente que tanto ama as prantinha um pouco mais de aprofundamento, dá mais base pros cuidados que muitas vezes são intuitivos (ou que a gente aprende em outros livros, como o Minhas Plantas, da Carol Costa) e, bom, quando a gente gosta de um tema, dá vontade demais de aprender tudo sobre ele, né? O texto é realmente bem tranquilo de ler e elucidativo, como se a gente estivesse numa aula (boa) de biologia.

É um passinho na direção de ir mais a fundo no cuidado de plantas em casa, já que ainda não consegui fazer nenhum dos cursos que tanto gostaria – para quem se interessa, fica de olho na Escola de Botânica, que ainda por cima fica dentro da lindíssima loja da Selvvva. E você, se interessa por botânica?

4 Comments

  • Jess

    que coisa linda Isa! E parece ser realmente bem profundo.
    Eu nunca gostei de botânica e biologia, mas nos últimos anos as plantas tem sido uma terapia mesmo, então se aprofundar é sempre delicioso.

    Grata pela indicação.

  • Carolina Soler

    Uma pena que esse livro esteja esgotado, procuro por ele há um bom tempo. Belo texto, obrigada! E se alguém souber de um livro desse disponível, me avisa 😉

  • Gabi Ramalho

    Esse é o tipo de coisa que a gente assume que não precisa de conhecimento técnico e aí fica a vida toda sem aprender direito as coisas, né? Depois fica se lamentando que as pranta morrero tudo ¯\_(ツ)_/¯ hahah mas achei interessante a tua recomendação porque botânica não é exatamente um assunto fácil de entender, e sempre vibro com livros científicos que trazem uma linguagem acessível ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *