projeto de vida

organizando pra segurar a ansiedade

Não sei se é uma regra mas, pelo menos pra mim, ter o máximo de controle possível dos aspectos “fixos” da minha vida me ajuda bastante a dar aquela segurada na ansiedade. Isso porque todo o resto fica aquela bagunça, é? Então, eu tento deixar a parte adulta da vida certinha, para deixar o resto fluir com mais tranquilidade.

Já contei pra vocês alguns dos meus outros “métodos” de organização, mas acredito que o mais importante de todos eles seja, na verdade, e ideia de me organizar a ponto de poder me desconectar. Não tem truque aqui, mas, como a gente vive nessas condições malucas que vivemos, sobra o tempo de ~desconectar no final de semana, somente. E vamos ficar satisfeitos com eles, por enquanto. Basicamente, o que eu faço é:

  1. Descadastro o meu email do “spam legal”: spam moleque, spam do amor, ou seja, os emails das lojas que a gente costuma comprar coisas, de promoção, que deixam a gente tentado a consumir ainda mais, gastando nosso precioso dinheiro com coisas que não precisamos. De tempos em tempos, rola uma faxina do spam. Eu perco muita promoção legal? Perco. “Perco”.
  2. Limpo a caixa de entrada: eu uso a caixa de entrada do email da maneira mais primitiva possível, com “itens não lidos” como to-do list. Claro, que tá tudo cheio de categorias e tags e coisas, mas para deixar mais simples, o que está marcado como não lido é o que precisa ser resolvido-respondido. Tudo feito durante a semana pra nada ficar me atormentando nos momentos de netflix.
  3. Desativo as notificações do celular: ou a maioria delas, Facebook, Twitter, email. Infelizmente eu ainda não cheguei no ponto de desabilitar as notificações do Whatsapp, porque aparentemente essa é a única maneira de humanos se comunicarem hoje em dia, apesar do meu horror. Mas eu silencio, pra não ficar ali, me lembrando de sua existência o tempo todo.
daqui

O meu sonho é conseguir deixar o celular completamente de lado nos finais de semana e tempos livres, mas infelizmente ainda sou uma viciada nas coisas bonitas do Instagram – que, na maioria das vezes, me deixam MALUCAS também – e é com ele que fotografo e registro as coisas boas do dia. Que pena. Quem sabe um dia a gente entenda todo o mal que essa relação ansiosíssima e banhada em FOMO fez pra gente, né? Quem sabe.

14 Comments

  • Evana Izabely

    Oi, Isa! Ó as intimidades, haha, meu primeiro comentário aqui. 🙂
    Então, eu tenho buscado me organizar para segurar a onda na ansiedade galopante que me domina… E com meu celular, eu dei uma radicalizada: desinstalei quase todos os apps sociais, com exceção do Pinterest, porque nem incomoda, na verdade tem me ajudado muito; o instagram, porque também amo ver as coisas bonitas de lá, embora às vezes esqueça de ver as novidades; o whatsapp por causa do trabalho e também para fazer ligações usando o wifi em vez dos créditos (taí uma funcionalidade do whats que eu gosto, apesar de tudo: as chamadas de voz!). E na maior parte do tempo, mantenho o celular no silencioso. 🙂
    Beijo!

    • Isadora

      seja bem-vinda, querida! eu também tiro todos os apps menos esses que vocês falou, que não me fazem tão mal – menos o whats, esse tinha que desaparecer!

  • Mia

    também faço basicamente isso: desconecto de tudo, desativo notificações e deixo a caixa de e-mail sempre organizada. graças a deusa que dei um CHEGA nas coisas que me faziam mal e agora os finais de semana são longe do celular e perto de gente querida e legal – ou só das minhas cobertas mesmo, depende da vibe. ansiedade, o mal deste século. mas sobreviveremos o/

  • Mafê

    EU adorei a listinha. é sempre bom relembrar algumas coisas que nos dão paz, né? as notificações eu já excluí todas, foi a melhor coisa da vida! beijo beijo beijo

  • maki

    miga, eu tenho um problema sério com essa questão do e-mail. sou VICIADA em checar o meu, e isso faz um mal… mas ok, uma coisa de cada vez. essa semana quero tentar organizar a minha vida e tentar adiantar o máximo de trampo possível pra começar uma rotina mais saudável e desconectar 100% nos finais de semana (menos do Instagram, porque sou que nem você!). pra mim tem muito a ver com propósito sabe? quando eu tô focada na meta, isso não me incomoda, não me causa ansiedade. pelo contrário, são ferramentar. mas quando eu esqueço.. vish! é complicado!

    • Isadora

      aaaah isso eu também faço! quando é pra um propósito, mesmo, aí é melhor resolver tudo o que dá, mesmo que a gente se perca um tempinho, né? o importante é a gente conseguir descansar e se desligar quando realmente precisa, né amiga?

  • Ramina Xavier

    Meu sonho é me desconectar também! Mas, como você, adoro ficar rolando o feed do insta nos momentos livres. Enquanto isso, um monte de leituras legais ficam para trás. A gente adora se sabotar, né? Deus me dibre.

  • stefhanie

    Eu preciso ter tudo anotado, organizado e tudo no controle pra não ficar tão ansiosa, e isso me ajuda TANTO. Também desativo todas as notificações porque não consigo de jeito nenhum pegar o celular e ter alertas vermelhinhos ali.
    O que vem me ajudado bastante é estipular horários para ver as redes sociais (menos wpp), porque assim como você passo horaas olhando as belezinhas do inta. É um vicio sem fim.

    Beijo,
    Sté

  • KARINE

    se descadastrar de e-mails de loja: melhor coisa. eu tenho agonia de caixa de entrada de email cheia, então quando chega, quero logo ver o que é e resolver. ou deixo como não lido pra tentar resolver o mais rápido possível, HAHA. eu também me sinto melhor quando dou uma organizadinha nessas coisas simples. tão bom, né? <3 me livrar do 'zap zap', seria meu sonho??????????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *