coisas da vida

agenda de papel, bujo/planner e google agenda

São inúuuuumeros os posts por essa internet que falam da organização do dia a dia usando as técnicas de Bujo – Bullet Journal – e com os famigerados planners, um mais lindo que o outro. Tem de todo o jeito, pra todos os gostos, tem gente que tem uma agenda (neste blógue usamos o termo AGENDA mermo) para cada área de vida, tem gente que coleciona. É uma coisa linda de se ver pra quem tem um TOC leve como o meu #monicageller.

No fim do ano passado/início desse comprei um planner. Uma coisa linda, de capa de couro, “cadernos” desmontáveis, totalmente personalizável. Não consegui me adaptar. Aquela agenda maravilhosa me perdeu numa linha tênue e desorganizada da minha cabeça entre o pouco espaço para escrever e os muitos espaços para preencher. Então, ao mesmo tempo em que eu não conseguia detalhar as minhas tarefas diárias nos espaços pré-estabelecidos, eu tinha que anotar na agenda a “coisa boa da semana” e os “objetivos do mês” e eu ficava como? Ansiosa e me sentindo pressionada.

Desgraçadinha da cabeça? Nunca disse que não.

Eis que encontrei – e deveria ter procurado antes – um belíssimo exemplar da Cícero em alguma livraria. Essa marca sempre me surpreende pelas coisas lindas, práticas e com um preço relativamente ok (eu disse relativamente), mas que sempre parecem atender exatamente o que eu tava pensando, e não tinha conseguido botar no papel ainda. Tcharam. A agenda é dividida em planner semanal – com bastante espaço! – na página da esquerda, com a semana completa (importantíssimo pra mim), e uma página em branco e pautada (eu preciso de pauta, minha letra não sabe existir sem pauta) na parte da direita. Perfeito!

É assim que eu me organizo semanalmente: de preferência aos domingos anoto todas as tarefas “a serem feitas”, não só as da semana, mas aquelas eternas, que estão sempre pendentes na vida – tento, na medida do possível, me dar o objetivo de resolver uma por semana, num ritmo não de muita cobrança, mas com alguma, pra nada ficar muito parado na vida. As tarefas que têm data definida pra acontecer e os eventos vão para a parte da esquerda, juntamente com os eventos pontuais (encontros, jantares, médicos, aulas), com alguma variação de dia, conforme a vida vai acontecendo.

Tentei organizar um esquema de cores para deixar os compromissos organizamos por temas, mas fui muito mal sucedida nessa tarefa, até porque carrego a agenda comigo pra onde vou, e não é sempre que tenho várias canetas coloridas à disposição. Também vejo que seria mais inteligente escrever à lápis na belezinha, pra evitar essa montoeira de branquinho (cês também falam “branquinho”?), mas não tem jeito, eu sou adepta da boa e velha caneta preta. Paciência, seguimos rabiscando tudo.

Das “técnicas” do Bujo eu tirei a lição de deixar um ícone diferente para tarefas – aquelas que devem ser feitas naquele dia, mas não em um momento definido – e outro para eventos, aqueles que têm horário, local, certinhos. Quando as tarefas são feitas, rabisco tudo com vontade: não tem nada melhor que um item riscado da lista, tem?

Durante as férias, como a lista de tarefas era maior – longuíssima! – e mais “duradoura”, preferi fazer num papel à parte, que fui movendo para cada semana que começava. As tarefas não tinham muita ordem pra serem feitas, e assim consegui ir acompanhando tudo com mais prazer: e ficou bem bonitinho! Coloquei sempre uma marcação colorida nos itens mais urgentes, e pintava, a cada dia, o que seria feito nele, com marca texto. Funcionou: talvez eu adote esse esquema pra vida, a partir de agora!

Além disso tudo, a Google Agenda é minha melhor amiga: é nela que eu anoto todos os compromisso que também estão na agenda de papel, só que com lembretes, afinal de contas, pisciana. Assim eles tocam no computador e no celular e me lembram que eu preciso acordar, viver e ir pros lugares, não apenas ficar olhando pra beleza dos compromissos anotados no papel. Nela eu também coloco os endereços completos de consultas e encontros, além de contar com a mãe Google pra me avisar até o horário certo que eu tenho que sair do trabalho pra chegar a tempo. Mãe Google te amo obrigada <3

E vocês, como se organizam? Usam esses métodos bonitos ou é tudo uma louca bagunça?

18 Comments

  • Nane Ulsan

    Com certeza usando a agenda da mãe google!
    Uso muito o keep da mãe google também para listas de compras, separo por lugar de compra, assim fica fácil buscar os trem quando chego no lugar(acostumei pq na Zona Cerealista tudo funciona com lista, vc entrega a lista pra pessoa e ela pega as coisas tudo pra vc).
    Quando comecei a dieta/desintoxicação, peguei um caderno sem pauta( jesusa me segura ficou ó!!! rs) e mandei ver na descrição das refeições e depois na inclusão dos alimentos pós desintoxicação, ficou bem legal e eu não esqueci de por muita cor e usar lapiseira, às vezes, além de uma caneta de bic quatro cores (como pode ser tão linda?!).
    Acabei que ainda faço as descrições das comidas tudo pq consigo saber o que me deu alergia ou o que devo evitar e esquecer pra sempre (disse tchau pro leite, foi triste).
    Já imprimi calendário do mês pra anotar tarefas do trabalho, prazos, entregas, atrasos, uso muito planilha de horas principalmente englobo com a de gastos.
    Escrevi um textonho 😛

    • Isadora

      o keep é ÓTIMO mesmo! uso exatamente igual a você, pra fazer as listas pontuais, especialmente de compras.
      menina, que SUPER organização a sua nessa dieta e com o calendário do mês! adorei! preciso demais aprender umas coisas com você!

  • Camis

    Amiga, eu tenho um caderninho onde faço uma lista de tarefas semanais e diárias e depois crio um cronograma pra tentar “encaixar” tudo no tempo que eu tenho. Mas eu também uso o google keep e adoro! Dá pra criar listas e lembretes, dá pra dar “check” nos itens da lista que foram concluídos e é bom porque o celular tá sempre com a gente pra consultar. Acho muito prático

    • Isadora

      aaaaaah eu uso o Keep também, mas mais pra fazer listas tipo “lista de compras no supermercado”, os itens mesmo, saca? mas é uma boa, o app é ótimo!

  • Roberta

    ai miga, que exemplo de organização! eu confio mt na memória que, muito modesta, é boa. cumpro meus horários e compromissos porque tenho cabeça grudada no pescoço, hahaha. quando tento preencher agenda/planner acabo deixando pra lá pq acho mais fácil guardar na cabeça. pode ser um erro, não sei. hahaha
    bjo!

    • Isadora

      hahahaha amiga, calma que um dia você vai ficar VELHA COMO EU e vai ver que não da pra confiar tanto na memória assim. ACREDITA. vai preparando a agendinha do google, vai hahahahaha! ♥️

  • Lorraine Faria

    Fui abandonando aos poucos a agenda de papel quando comecei a usar de vez o google agenda. Nossa, é pratico demais colocar os compromissos, endereço já vinculado ao maps, lembretes e td mais em um único lugar! Amei a definição Mãe Google haha é bem isso mesmo 😀

  • Katarina Holanda

    Comigo também o que funciona melhor hoje é Bujo + Agenda Google. Anoto os compromissos de trabalho e eventos na agenda e deixo o bujo pra todas as tarefas, foi a solução pra minhas agendas que só duravam até março, haha.

    • Isadora

      EXATAMENTE até março, mais precisamente até 18 de março, também conhecido como ‘o dia do meu aniversário’, que eu enfeitava tudo bonitinho e nunca mais abria a bendita da agenda 😀

  • BA MORETTI

    eu ainda tô a procura do jetin perfeito de manter tudo organizado e prático. falhando miseravelmente até agora HAHAHAH até das planinha financeira de excel eu já desisti e voltei a rabiscar em qualquer pedaço de papel mesmo 🙁

  • Rayanne Buchweitz

    até tenho uma agenda mas confesso que ultimamente tem mais as coisas do blog nela, ela é tipo caderneta então posso carregar de boa por aí, agora pelo celular marco coisa no calendário, no despertador, no keep e em tudo quanto é lugar já pra não esquecer meeeesmo! hahaha beijo

  • Thais

    Eu uso o Bullet (o que é ótimo para a minha ansiedade), tenho liberdade…
    Feço uma master to do list no começo do mes e depois vou distribuindo pelos dias, e um monthly log onde anoto os compromissos.
    Antes tinha metas,mas não funcionou bem(vamos ver se volto com isso).
    Bom é isso.

  • KARINE

    miga, amei o layout dessa sua agenda da cícero <3 eu tenho uma também (holográfica linda e maravilhouser) que comprei no começo do ano. mas a minha tem a semana em duas folhas, sabe? sem essa parte livre pra escrever. então me sentia muito ~presa. por isso decidi começar o bujo. ai nele eu listo as tarefas do mês e semanais, conforme vão acontecendo. e na agenda eu vou anotando compromissos e ticando coisas mais diárias. fica uma baguncinha, mas tô me entendendo bem HAHA

    • Isadora

      amiga, essa parte livre de escrever SALVOU A MINHA VIDA. sem isso eu jamais conseguiria ficar voltando para o começo do mês pra acompanhar as atividades, sabe? mas o importante mesmo é a gente se entender na própria bagunça! eu queria muito ter um planner todo decorado e chio de washi tape mas apenas não tenho capacidade, daí conto com o talento dos migo desainer que já montaram as coisas pra mim mesmo, hahahaha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *