projeto de vida

acompanhando blogs e outras leituras internéticas

Tenho uma amiga muito querida que tem um projeto super legal chamado Organiza, Dee! Ela é muito mais organizada que eu, e eu sou muito mais cara de pau que ela HEH, então venho por meio desde roubar esse nome divertido e criar a categoria Organiza-isa-isa, como se estivéssemos em 2010 mesmo. DESGURPA AMIGA.

Eu não sou um primor na organização, não. Na real, a minha essência é bem bagunceira. Só que eu sou noiada, completamente noiada, né, e preciso ter controle de cada partezinha da minha vida, senão eu surto. O resultado disso é que eu fui adquirindo e desenvolvendo #empreendedora #belpescemepatrocina algumas técnicazinhas para facilitar o meu dia a dia e deixar minha cabeça livre para comer assistir série ruim pensar no que mais eu vou comer ser feliz.

Resolvi começar do básico e contar pra vocês como eu organizo a minha vidinha internética na era de D.Gr.: Depois do Google Reader. Para quem não lembra, o Google Reader, rest in peace, foi o melhor leitor de feeds já inventado na face da Terra. Foi. Depois dele, nosso feeds foram para o espaço sideral e nossas vidas viraram uma bagunça. Eu estava nesse limbo completo quando, em um encontro com amigas blogayrinhas, fui apresentada ao Inoreader. E minha vida voltou a mudar.

post mostrado no ino: san pedro de atacama – valle de la luna e tour astronômico – Ideias de fim de semana

Como vocês podem ver, a interface não é assim um primor do design internacional – e eu bem gosto disso, me lembra o #sddsgr Google Reader. Ele é bem simplão e, basicamente, você insere a url do site no campo “pesquisar ou assinar”, ele busca o feed, e aí é só alegria: você passa a receber os posts novos nessa plataforma. Claro, eu divido o conteúdo recebido em categorias, porque sou eu e Isadora não é bagunça, mas tento deixar o mínimo de categorias possível para não criar nada muito complexo (dica pra vida). Você também pode favoritar os posts preferidos, que ficam salvos em “Destaques”, e a vida segue linda.

Eu gosto especialmente desse jeito de ver o conteúdo porque acaba criando um fluxo bom, constante, e diversificado: um post de DIY, outro sobre casamento, outro sobre beleza, outro de feminismo. Acho bacana pra ter um apanhado geral do que as pessoas andam criando por aí e um jeito bom de “matar o tempo livre” que não seja abrir o famigerado Facebook e ficar sabendo sobre absolutamente nada, só passando raiva. Daí a minha organização funciona mais ou menos como no meu email: vou “marcando como não lido” os posts que acho que vão ser mais interessantes e podem render uma conversa, um post aqui no blog, ou precisam de mais atenção na leitura, e volto a eles depois.

Como ele é um agregador de feeds, você acaba perdendo o layout marabrilhoso de cada bloguinho, esse é um lado um pouco ruim. Massss como você, como eu, como o Serra, como todo mundo, é uma pessoa muito do bem e enaltecedora e fortalecedora da comunidadji blogueira e vai COMENTAR no post da coleguinha, então vai ter mesmo que abrir (clica no título!) o post, full package, tudo resolvido. O Ino (<3) ainda tem um recurso de criar canais, em que você compartilha o conteúdo que achou mais interessante, mas esse eu acabo não usando muito, já que compartilho aqui com meus amados leitores.

post mostrado no Ino: Publi: Mini guia – cidades mineiras – Gabi Barbosa

Toda vez que me perguntam “nossa, como você tem todas essas referências?”, “nossa, de onde você tirou isso?”, pois bem, estou aqui entregandoles o segredo do sucesso: do Inoreader. Basicamente, eu faço uma leitura semanal de tooooodos esses blogs e sites maravilhosos, e crio aqui meu portfólio mental de lindezas. Quando eu gosto muito de uma coisa e quero salvá-la para sempre, eu coloco aqui em um Favoritos. É aqui que eu descubro novos sites e blogs que alimentam meu próprio Inoreader e assim vai nascendo todo um mundo bonito e sem golpe e de cores pasteis.

E vocês, como organizam suas leituras internéticas? Alguém me lê no Ino também?

32 Comments

  • Julie

    UM SONHO: usar de verdade o inoreader. 🙁
    Porem sou muito jeca e acho que é muita tecnologia pra mim?

    ME SENTINDO A VERDADEIRA MUIÉ DAS CAVERNAS

  • Rayanne Buchweitz

    Eu tava atrás de um leitor desse aaaaaa finalmente, vou baixar o app e ver se vou usar de verdadekkkk geralmente prefiro ler pelo notebook e uso o lista de leitura do blogger mesmo, uma mulher bem 2010 eu mesma kk beijo!

    • Isadora

      êeeeeeeeeee que bom que ajudou!
      hahahaha eu também fazia isso, mas como eram muitos os sites e blogs, acabava me perdendo. o Ino salvou minha vidinha internética!

  • Carol

    Eu tô paquerando tem tempo o inoreader, real. Mas sou muito mãe na internet.. hahaha perdida nas tecnologias! Por favor, mais dicas de organização da vida toda, aguardando obrigada!

  • Camis

    Guriaaaa, sinto minha vida mudando nesse momento. Eu sou dessas que descobre um blog legal e pensa “como vivi sem esse blog até hoje? vou ler todos os dias da minha vida!” e no dia seguinte não lembro mais, perdi a url, etc. Vou testar amiga, obrigada pela dica preciosa

  • Roberta

    eu já tentei o bloglovin e não me adaptei a ele, por isso não fui atrás de nenhum outro reader, continuei fazendo *a antiga* e entrando em cada blog que gosto. 🙂 vou tentar o Ino, obrigada pela dica! <3

  • Marina Menezes

    Eu já ia perguntar “mas dá pra comentar?” quando vi você falando que tem que clicar pra comentar hahaha’ Obrigada pela indicação, tava mesmo precisando de um leitor de feed legal 🙂

    • Isadora

      pra comentar eu abro o blog em outra aba, sabe? até porque tem blogueiro que limita o conteúdo do feed. mas como também não comento em tudo o que leio, não fica ruim!

  • Letícia

    Miga, eu não organizo é praticamente nada, então tô bem feliz de você estar participando do BEDA e nos oferecendo insights desse jeito Isadora de ser que eu invejo DEMAIS.

  • gabi

    Alou,
    é no mesmo esquema do Feedly, né? Cê já testou o feedly?

    Engraçado que só comecei a acompanhar os blogs por feed quando parei de postar 187 tons de frio, porque antes eu ia abrindo de um em um, procurando post novo. Eu era loca hahahaa

    bj bj

    • Isadora

      é MUITO parecido, a única coisa é que o Feedly, quando eu testei, era tão pesado, tão pesado, que travava tudo no meu pc antiguinho e no celular. dai acabei acostumando com o Ino, que é super leve!

      a boa e velha lista de blogs amigos, né? confesso que eu ainda faço bastante isso, hahaha!

  • Thais

    Não conheci esse Inoreader, eu uso o Feedly e sou apaixonada, esses “agregadores de conteúdo” me ajuda muiito.
    Como acompanho muitos blogs, é bom ter um local centralizador, sebe?
    Valeu pela dica!

    • Isadora

      o Feedly é ótimo também, eu só achava ele muito pesado, meu pczinho véio não aguentava hahahaha! também acho que tem que centralizar, senão eu me perco totalmente!

  • Jess

    eu não conhecia essa ferramente, mas já anotei aqui o nome pra testar. Amo coisas de organização e pelo seu post pareceu maravilhoso <3

  • Stephanie Ferreira

    Sdds google reader, era o melhor <3 Mas ai ele morreu e eu até testei o inoreader mas fiquei com o feedly mesmo, que é a mesma coisa eu só acostumei com ele mais rápido pra acompanhar o blog dos mais chegados e que visito sempre… Dai deixo o bloglovin pra seguir todo mundo, tipo todo mundo mesmo e dar uma lida mais no resumo mesmo (:

    • Isadora

      ANOS DEPOIS, consegui responder: o feedly só não deu certo pra mim porque achei o bichinho muito pesado, acabei acostumando com o Ino, mais levinho, mesmo! obrigada pelo comentário 🙂

  • Janice

    prometo que vou passar a comentar nesses blogs lindos que eu leio absorvo e fecho sem dar tchau. nem que seja pra dar tchau obrigada. NUM TO ACREDITANDO QUE ALGUEM ME DEU UM AGREGADOR DE FEEDS DECENTE P EU PODER SER FELIZ OBG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *