consumo consciente

15 marcas de cosméticos naturais para cuidar do corpo com mais gentileza

Rolou há um tempo lá no insta um bafafá por conta do encerramento das atividades da Lush no Brasil, aquela marca queridinha de cosméticos naturais e cheirosíssimos que tinha chegado por aqui há nem tanto tempo assim. Fuén. Mas graçasadeusa a gente mora nesse país lindo chamado internet, que cria espaço pra gente conhecer um bando de outras marcas de cosméticos naturais, feitos com produtos brasileiros, de pequenos produtores, orgânicos e, em sua maioria, veganos (ou pelo menos, não testados em animais, esse absurdo que ainda acontece e não se sabe porque), que estão aí pra gente deixar pele, cabelo e corpitchos mais delicinha, cuidados e cheirosos.

Também rolou uma super confusão (quando não rola?) sobre a identificação dessa marcas, e a maioria das pessoas – inclusive eu! – colocou tudo no mesmo saco, como é bem normal fazer. Então, depois de uma pesquisinha rápida, vamos esclarecer aqui a diferença entre:

Natural: deve possuir no mínimo 95% do total das suas matérias-primas de origem natural e os 5% restantes por matérias-primas orgânicas e/ou sintéticas.

Orgânico: um cosmético orgânico deve possuir, no mínimo, 95% das suas matérias-primas certificadas como orgânicas. Os 5% restantes podem ser compostos por água e/ou matérias-primas vegetais.

Vegano: trata-se de um produto que não utiliza matérias-primas de origem animal, o que não significa que ele seja natural ou orgânico – pode ser inteiramente sintético.

Não testado em animais (cruelty free): cosméticos que não são testados em animais – o que não significa que não há matérias-primas provenientes de origem animal em sua composição. Ou seja, é possível ser cruelty-free, sem ser vegano.

fonte: Beleza da natureza – Descubra a diferença entre produtos orgânicos, naturais e veganos. Revista Quem, setembro de 2017.

 

Sacou como é importante procurar direitinho o que tem em cada produto, além de, é claro, o que você está buscando nele? Então, vamos às marcas bacanas que encontrei por aí:

Unevie Cosméticos e Saboaria Oferece produtos artesanais , naturais, vegetais e veganos, e tem um catálogo bem interessante de xampus sólidos e líquidos que eu estou louquinha pra experimentar! | Simple Organic Beauty já está num patamar super chiquetoso de identidade de marca, editoriais e embalagens belíssimas, mas não deixa de ser orgânico, natural e vegano. De olho real oficial na linha de maquiagem. | It Balm ganhei um balm dessa marca e não tiro da bolsa por nada: fresquinho e super hidratante. É vegano e natural. | Jaci Natural Cosméticos naturais, veganos e biodegradáveis, além de sabonetes e linha de cuidado para a pele, tem uma linha de aromaterapia também. | Duna Beleza Livre rainha da identidade visual, os produtos têm todos uma carinha de praia. Fico bem curiosa para testar os sérums.

Natural do Barbosa Cosmético artesanal gentil com a sua natureza, linha com hidratantes, xampus e até óleos para barbas. Baths Biocosméticos e sabões veganos, com desodorante refil, xampus, hidratantes e até uma linha para mães. Também oferece cursos! | Trópica Botânica Biocosmética vegana, orgânica, baseada em ingredientes vegetais nativos e tropicais. As embalagens dessa marca me fazem querer comprar tudo – e tem linha para casa, tem repelente, tem sérum pra pele (a louca do sérum), tem xampu sólido. Quero. | Fefa Pimenta Natural A queridinha dos xampus sólidos que eu pretendo comprar em breve! Traz cosméticos naturais, humanizados e sensoriais, sem crueldade animal. | Bio Essência Além dos cosméticos 100% naturais e águas florais, tem também uma linha bem interessante de óleos essenciais e vegetais.

Cativa Natureza Cosméticos com insumos orgânicos rastreados, promovendo um comércio justo, vegano e 100% brasileiro. A Cativa tem um catálogo imenso, que vai desde os produtos pra pele e cabelo até higiene pessoal, maquiagem, creme dental e outros. | Multi Vegetal Desde 1995! Legal demais, né? São fitocosméticos naturais, com Extratos, óleos e manteigas vegetais, sem crueldade animal. Já ouvi falar super bem do xampu, mais um que entra na lista para testar! Souvie Orgânica essa marca tem até creme antiidade e de tratamentos faciais, é incrível! Não são todos os produtos que são veganos, mas tem uma linha específica. | Caió Cosméticos Naturais Natural, artesanal e vegano, e com a melhor comunicação que existe na internet! Entrem e apreciem, é genial. | The Body ShopColoquei essa grandona e velha conhecida nossa na lista porque sei que às vezes é mito difícil comprar à distância e o frete desanima a gente. A The Body Shop tem loja física em shoppings e é conhecida por não testar animais desde sempre. A linha de cuidado para a pele de tea tree é sensacional!

Cuidar da gente é importante, um processo gostoso, de silêncio, de olhar pra dentro também ❤︎

5 Comments

  • Tany

    Miga, valeuzão! <3
    Eu tinha dado print nas stories quando você recomendou mas post assim é MUITO mais prático. Inclusive usando suas infos como influencer pra poder escolher um deles pra testar e vai ser o desodorante da Baths! Muito, muito obrigada <3
    Favoritei esse post no computador e no coração.

    Beijo

  • Marcela

    Nossa, eu não tenho palavras pra descrever o quanto você ARRASOU DEMAIS nesse post! Eu também fiquei super impactada com a saída repentina da Lush do Brasil (ainda mais depois que descobri que a marca já tinha vindo e saído super do nada daqui lá no começo dos anos 2000), e me senti muito órfã dos produtinhos que eu nunca nem testei e já considerava pacas – ainda mais agora que eu estou pesquisando mais e dando mais importância pra cuidados com a pele e produtos naturais. Vou salvar esse post e checar tooooooodas as lojas que você indicou! <3

  • clara rocha

    Quando você postou no stories todas essas marcas (e muito mais) eu fiquei doida. Ultimamente, ando querendo testar produtos para a pele acneica e com tendência a oleosidade de marcas que sejam, mais naturais/orgânicas/veganas. Então estou pesquisando muito para poder investir meus golpinhos nessas marcas, além de continuar o tratamento de pele, que abandonei, agora que me conectei novamente com um dermatologista, porque antes não estava me dando bem com os outros. HAHHAH >.< Obrigada por fazer essa lista. ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *